ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Orientação Vocacional

Constitui uma ampla gama de tarefas, que inclui o trabalho psicológico, com o objetivo de verificar as aptidões do individuo, como também fazer com que o mesmo tome conhecimento destas para assim, obter a escolha ocupacional desejada.

A Importância da Orientação Vocacional

O orientando poderá se conhecer naquilo em que melhor se destaca , além de conhecer as profissões existentes no mercado de trabalho.
A Orientação Vocacional é realizada através de entrevistas, testes psicológicos e atividades.

avaliação dos interesses profissionais:

Avaliações somente na cidade de Sorocaba, com agendamento presencial prévio

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL – Avaliação dos interesses profissionais.

O objetivo geral da “Orientação Vocacional” (OVP) é apresentar formas que auxilie o orientando a ter conhecimento das habilidades que possui, e sobre a sua real motivação para usar estas habilidades no contexto, e fazer melhor suas opções profissionais.

O convidará a refletir sobre suas preferências, interesses, satisfação com sua escolha profissional, bem como também o grau de envolvimento para exercer a profissão escolhida.

Instrumentos utilizados: entrevista, dinâmicas, testes psicológicos, tarefas para casa e atividades de autoconhecimento. Logo, os encontros não se tornarão cansativos e sim atrativos.

Método: (5 a 6 encontros, com duração de 1h30), podendo se estender, caso houver necessidade.

Nestes encontros cada um tem o seu objetivo, tais como: levar o jovem ao autoconhecimento, além de perceber seus interesses pessoais; conhecimento do mercado de trabalho; contato com as profissões existentes; levar o jovem tomar conhecimento sobre a necessidade de promover mudanças, ou seja, ser flexível nos aspectos da vida; perfil profissional; fechamento e entrega de resultado.

Marissa Torpinian
CRP: 06/81483
Psicóloga e orientadora Vocacional

Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo que amar e algo que esperar…

Aristóteles